Deputado Adriano José destaca dia histórico para o Paraná com inauguração do canteiro de obras da ponte em Guaratuba

Ponte de Guaratuba –

Evento aconteceu na manhã desta sexta- feira (27), em Guaratuba. Investimento na obra será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses.

O governador Ratinho Junior (PSD) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (27), o canteiro de obras da ponte que ligará os municípios de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná.

“A gente venceu as etapas jurídicas, hoje nós temos segurança jurídica, segurança técnica, ambiental também pra poder atender esse projeto e agora é fazer com que a obra caminhe e aconteça”, disse.

A construção da ponte, promessa antiga de diversos governos, se propõe a ser a resolução dos problemas de ligação entre os municípios que hoje possuem como forma mais rápida de acesso a travessia via ferry-boat.

O deputado Soldado Adriano José destacou que “a inauguração do canteiro de obras da ponte que ligará Matinhos a Guaratuba é um marco importante para o desenvolvimento da região. Essa obra trará benefícios como melhoria da mobilidade, estímulo ao turismo e mais segurança para todos. Parabéns ao governador Ratinho Junior por mais essa conquista que é referência para o Brasil e solicitação histórica do Paraná que foi atendida nesse governo.”

A obra foi licitada no final de 2022 e o consórcio vencedor foi o Nova Ponte. O investimento na obra será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses.

“Essa obra só saiu pela força da nossa população em querer um bem comum”, falou o governador.

A construção da ponte é iniciada dois dias após o Governo do Paraná conseguir reverter na Justiça a decisão liminar concedida pela Justiça Federal que suspendeu a licença ambiental prévia para obra.

O retorno do imediato da execução do contrato foi determinado pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Fernando Quadros da Silva.

A inauguração desta sexta-feira é referente apenas ao canteiro de obras da ponte, onde será feita a montagem das peças usadas na construção da estrutura.

Isto porque, o Instituto Água e Terra (IAT) teve acesso a licença prévia. O órgão trabalha na segunda de três etapas para a emissão da licença ambiental definitiva, a licença de instalação, que é a única que permite a construção da ponte.

Com isso, os pilares da ponte, por exemplo, só poderão ser instados após a emissão da licença de instalação.

A licença de instalação tem um prazo de 90 a 180 dias para ser obtida pelo IAT.

De acordo com o governo, a ponte terá quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovia em ambos os lados com três metros de largura. Hoje, a ligação entre Matinhos e Guaratuba, onde a estrutura será erguida, só é possível por meio do ferry-boat.

De acordo com o Governo do Paraná, os acessos à ponte vão passar por mudanças. A margem norte da PR-412 será alargada para facilitar o encaixe na estrutura da ponte.

A chegada à Guaratuba será pelo bairro Caieiras. Ao todo, juntando a ponte e as vias que serão feitas, a obra deve chegar a três quilômetros de extensão.