O programa Conexão, apresentado pelo deputado estadual Adriano José, recebeu nesta semana o secretário de Bem-Estar Animal de Maringá, Everson Carvalho, para uma conversa especial sobre o trabalho desenvolvido pela pasta e os desafios enfrentados na proteção e cuidado dos animais no município.
Logo no início, Adriano José destacou a admiração que tem pelo secretário. “É uma honra receber aqui o Everson, que tem uma trajetória de vida admirável e tem desempenhado um trabalho extraordinário à frente da secretaria”, afirmou o deputado.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:

Durante a entrevista, Everson explicou as principais atribuições da Secretaria do Bem-Estar Animal, que conta com cerca de 30 servidores entre efetivos e estagiários. A equipe atua no atendimento e cuidado de animais abandonados e vítimas de maus-tratos, oferecendo suporte clínico e promovendo ações de resgate em situações emergenciais.
Segundo o secretário, desde o início da atual gestão já foram realizadas mais de 700 fiscalizações in loco. “Infelizmente, todo dia temos casos de abandono, maus-tratos e atropelamentos. Após a pandemia, isso cresceu muito”, lamentou.
Everson também alertou sobre o abandono frequente em regiões de divisa com outros municípios. “As pessoas colocam os animais em carros e os deixam em áreas ermas, com pouca iluminação ou próximas a matas. É uma realidade triste”, disse.
Apesar das dificuldades, a secretaria busca soluções humanizadas, como o apoio a tutores que precisam encontrar novos lares para seus animais. “Se a pessoa não pode mais cuidar do seu pet, pode nos procurar que tentaremos apoio junto a ONGs e protetores para viabilizar a adoção responsável. Mas o tutor continua sendo o responsável legal e, se abandonar o animal, poderá ser multado”, reforçou.
Sobre denúncias de maus-tratos, Everson explicou que a secretaria atua em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e conta com suporte técnico de médicos veterinários. “Constatada a situação, o animal é resgatado, recebe atendimento clínico e, se estiver em condições, é encaminhado para adoção”, explicou.
Ao final da entrevista, o secretário deixou o contato da Secretaria de Bem-Estar Animal para a população: (44) 3127-5152.