Cida Borghetti recebe o título de cidadã benemérita do Paraná em fevereiro

A ex-governadora do Paraná Cida Borghetti (PP) receberá no próximo dia 27 de fevereiro o título de cidadã benemérita do Estado.

“Com imensa satisfação propus na assembleia e agora vamos entregar à ex-governadora Cida Borghetti o título de Cidadã Benemérita do Paraná no próximo mês. Uma honraria mais que merecida por sua brilhante trajetória de realizações em prol do nosso estado”, declarou o deputado Adriano José, autor do projeto de lei que concedeu a homenagem.

“Cida desempenhou o cargo de governadora de forma exemplar, com diálogo, ética e transparência. Seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Paraná é notório. Entrou para a história também como a 1a mulher a governar o estado. Este título reflete o apreço e admiração conquistados junto à Assembleia e toda nossa população”, completou o parlamentar.

Maria Aparecida Borghetti é natural de Caçador (SC). Ela é empresária, formada em administração pública pela Unisul, tem especialização em políticas públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na vida pública, em 2021 Cida Borghetti foi nomeada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para o cargo de conselheira administrativa da Itaipu Binacional. Anteriormente, foi deputada estadual, federal e governadora do estado do Paraná. Em 2002, foi eleita deputada estadual, com 53.225 votos; em 2006 foi reeleita deputada estadual com 66. 492 votos, período em que teve 101 projetos aprovados e sancionados; em 2010, foi eleita deputada federal com 147.910 votos e presidiu a Comissão Especial que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância. Em 2014, foi eleita vice-governadora do estado do Paraná com 3,3 milhões de votos. Em oito meses à frente do governo paranaense realizou uma gestão eficiente, transparente e com diálogo com todos os setores.