Grupo Gralha Azul Recebe Homenagem do deputado Adriano José

O Grupo Gralha Azul, de Paranavaí, recebeu uma merecida homenagem do deputado Adriano José, em reconhecimento aos seus 50 anos de história e contribuição à cultura paranaense. A entrega da menção honrosa foi um momento de celebração e reconhecimento do trabalho artístico e cultural excepcional realizado pelos integrantes do grupo.

A trajetória do Grupo Gralha Azul teve início no movimento cultural que se desenvolveu em Paranavaí no final da década de 60, a partir do Teatro Estudantil de Paranavaí, TEP, fundado pelo professor Huany França. Com o lançamento da peça “Morte e Vida Severina” e a realização do Festival de Música, Contos e Poesias de Paranavaí, Femup, o embrião do grupo musical foi formado por talentosos integrantes como Paulo Cesar de Oliveira, Dorival Ferreira Torrente, José Carlos dos Santos (Zé Cambé) e Valésio Willemann, entre outros.

A inspiração e saudade da terra natal levaram Paulo César de Oliveira, conhecido como PC, a compor músicas como “Saudade da Gralha Azul”, que deu nome ao grupo, e outras canções que marcaram a identidade regionalista do Grupo Gralha Azul.

Desde a primeira mostra musical em 1977, com o show “Canto da Terra”, no Cine Paranavaí, o Grupo conquistou reconhecimento participando de festivais de música e realizando shows em diversas cidades, inclusive em eventos nacionais.

Com a gravação de vários álbuns e participações em projetos musicais pelo Brasil, o Grupo Gralha Azul se destacou pela autenticidade de suas composições, todas de autoria de compositores de Paranavaí. A dedicação e paixão pela música e pela cultura paranaense fizeram do Grupo uma referência artística reconhecida, inclusive internacionalmente, com a distribuição de CDs na França e participações em eventos culturais pelo país.